quinta-feira, 11 de março de 2010

INQUISIÇÃO PROTESTANTE

- "Não acreditar na bruxaria é, com efeito, não acreditar na Bíblia" (John Wesley, Inglaterra)

O PROTESTANTISMO, que tanto gosta de acusar a Igreja Católica, teve também sua própria INQUISIÇÃO, a qual foi muito mais violenta e cruel, com procedimentos muito mais injustos, às vezes sem julgamento nem apelação ou tribunais próprios.

Ademais, é de se notar que a Reforma Protestante, com sua doutrina da "Sola Scriptura" contribuiu em muito, principalmente para a "caça às bruxas", como bem observa o professor de História Moderna da Universidade do Texas, Brian P. Levack:


"A Reforma Protestante não apenas fez da Bíblia a única fonte da verdade religiosa(Deus não determinou que a Biblia é a única verdade religiosa)como também gerou que houvesse uma nova insistência [protestante] na interpretação literal das Escrituras. O efeito global desse fenômeno foi que, na medida em que a Reforma foi se alastrando, cada vez mais europeus tornaram-se capazes de ler [privadamente] a Bíblia, passando a interpretar literalmente as passagens sobre bruxaria. Uma das mais importantes era Êxodo 22,18: 'A feiticeira não deixarás viver' (...) e o texto [foi] usado por pregadores e juízes [protestantes] para sancionar uma campanha intransigente contra as bruxas" (A Caça às Bruxas na Europa Moderna, p. 107).Uma Verdadeira INQUISIÇÃO PROTESTANTE.

FRASES DE LUNATICOS: "INQUISITORES" PROTESTANTES

- "Sabendo que homem ele é (certo teólogo que não concordava com Calvino), desejaria que ficasse na podridão de alguma cova e asseguro-vos: para cumprir o meu dever, se isto tivesse ao meu alcance, não deixaria de o mandar queimar" (Calvino, Suiça)


- "Temos aqui [em Êxodo 22,18] um preceito (=ordem, mandamento) da Lei de Deus sobre certa espécie de malfeitores que se encontram dentro da Igreja visível" (James Hutcheson, Escócia).

- "Negar a possibilidade, ou melhor, a existência real da bruxaria e feitiçaria é contradizer categoricamente a palavra revelada de Deus" (William Blackstone, Inglaterra)

Nenhum comentário: