sexta-feira, 16 de abril de 2010

A HERESIA QUE CRIOU A SEITA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA

Dia do Grande Desapontamento



Em meados do séc. XIX, um cristão batista de nome Guilherme Miller começou a ensinar que Cristo voltaria à Terra em 23 de março de 1843. Muitíssimas pessoas o seguiram, inclusive uma jovem de apenas 14 anos, que mais tarde seria conhecida pelo nome de Ellen G. White.
Como Cristo não voltou na data marcada por Miller, um de seus seguidores, Samuel Snow recalculou o dia da volta de Cristo para 22 de Outubro de 1844, conforme veremos mais adiante.
Novamente Cristo não voltou no dia marcado e a desastrosa falácia dos Milenaristas ficou conhecida como “o Dia do Grande Desapontamento”, pois a esperança de muitos foi frustrada. Também não era para menos, já que a ninguém será revelado quando Cristo voltará (cf. Mt 24,36; Mc 13,31; At 1,7). Miller abandonou o movimento que criara e voltou a congregar entre os batistas.
Entretanto, algumas pessoas resistiram ao desapontamento, tomaram empréstimo de suas idéias, alegando que o dia 22 de outubro de 1844 não se tratava da volta de Cristo, mas da preparação dela. Este grupo dá continuidade ao movimento Adventista (ou do Advento) que posteriormente adotou o Sábado como o Dia do Senhor, dando origem à Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD).

Nenhum comentário: